Buscar ajuda psicológica é algo temido por muitos, que a consideram uma escolha de “gente maluca”. Na verdade, é bem pelo contrário: a terapia auxilia qualquer um que deseja ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com outras pessoas ao seu redor.
A terapia é uma prática que tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade contemporânea. Em um mundo acelerado, com diversas mudanças ao longo dos anos, muitas pessoas se sentem frustradas, ansiosas ou, até mesmo, depressivas.
Neste artigo, o psicólogo do Hospital Santa Mônica, Alef Ferreira, irá abordar cinco razões que demonstram por que todo mundo deveria considerar fazer terapia, destacando os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar. Acompanhe a leitura!
O que é a terapia?
Terapia é como popularmente chamamos a psicoterapia psico (mente) + terapia (curar).
Esse cuidado consiste em um conjunto de práticas terapêuticas, dentre elas a Terapia Cognitivo Comportamental, entre um paciente e psicólogo, com a intenção de diminuir sofrimentos, ao interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa.
Ao contrário do que se pode pensar, a terapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja melhorar aspectos emocionais em sua vida, e não somente para quem tem algum tipo de transtorno mental. O terapeuta tem a função de auxiliar o paciente na busca por respostas, fazendo-o entender o porquê do surgimento de certos pensamentos e atitudes.
Muitas pessoas esperam chegar em uma situação limite para buscar ajuda. Contudo, é possível diminuir muito sofrimento psicológico, como tristeza e angústia, ao buscar ajuda com um profissional qualificado. O psicoterapeuta pode auxiliar na promoção de saúde mental, independentemente do grau de adoecimento psíquico, idade, classe social e outras características.
Logo, o papel do psicólogo é criar uma facilitação para que a pessoa verbalize e tenha mais autoconsciência. Vale lembrar que sua função não é a de dar conselhos e, sim, percepções e caminhos de acordo com a situação.
Conheça 5 razões para fazer terapia!
Seja para lidar com emoções, traumas passados ou simplesmente buscar o autoconhecimento, a terapia oferece um espaço seguro e acolhedor para o desenvolvimento pessoal e emocional.
Confira, a seguir, 5 motivos pelos quais fazer terapia pode ajudar muito a lidar com várias questões internas!
1. Mais autoconhecimento, autoconfiança e desenvolvimento pessoal
A terapia proporciona uma oportunidade única de autoexploração e autoconhecimento. Ao trabalhar com um profissional qualificado, os indivíduos podem compreender melhor suas emoções, padrões de pensamento e comportamento.
Por meio dessa consciência, torna-se possível identificar aspectos que precisam ser aprimorados ou transformados, gerados em um desenvolvimento pessoal mais significativo. Tudo isso é muito importante para a construção do amor-próprio e da autovalorização.
Para amenizar essas sensações e aumentar a confiança, o processo terapêutico entra como um trabalho que envolve diversos fatores para transformar os sentimentos negativos em positivos. Nesse caso, é claro, sempre considerando os limites e o ritmo do paciente.
2. Gerenciamento de emoções, estresse, superar traumas e experiências dolorosas
O dia a dia, muitas vezes, pode contar com várias fontes de ansiedade e estresse. A terapia oferece técnicas eficazes para o gerenciamento das emoções. Por meio do aprendizado de habilidades de enfrentamento e da compreensão das origens desses conteúdos emocionais, os indivíduos podem encontrar meios mais saudáveis de lidar com os desafios diários, aumentando sua resiliência emocional.
Traumas passados podem ter um impacto significativo na vida de uma pessoa, afetando sua saúde mental e emocional. A terapia oferece um ambiente estimulador para processar essas experiências dolorosas, proporcionando a cicatrização emocional e a superação dos efeitos negativos do trauma. Com o apoio adequado, é possível retomar a vida com mais força e resiliência.
3. Conviver com o medo
O medo do novo pode levar muitas pessoas a terem uma certa dificuldade de se adaptar a novas situações. Uma mudança de cidade ou trabalho, por exemplo, pode gerar grandes inseguranças, que são capazes de se transformarem em angústias, ansiedades e sofrimento.
Inteligência e maturidade emocional são consequências positivas que algumas sessões de terapia podem trazer para uma pessoa. Alguém que convive com muitos medos e não sabe bem como lidar com situações do passado pode sofrer com isso, talvez sem notar.
Bevilaqua complementa que:
“O medo pode ser utilizado para sermos mais cautelosos, porém, à medida que ele limita a qualidade de vida de uma pessoa, podemos ter um adoecimento. É fundamental podermos nos aproximar deste limitador e pensarmos: qual o papel que ele ocupa na minha vida? Para então sabermos como mudar.”
4. Livrar-se de dependências
Um dos motivos mais importantes para justificar o porquê de fazer terapia são os transtornos mentais, como muitas pessoas já conhecem. A prática é altamente indicada para tratar tipos diversos de patologias clínicas, como a dependência química, depressão ou esquizofrenia.
A psicoterapia tem o papel de auxiliar na recuperação desse tipo de sofrimento mental permanente ou temporário. Muitas vezes, os psicólogos, responsáveis pelas interações terapêuticas, trabalham em conjunto com psiquiatras, que podem receitar medicamentos, se for necessário.
5. Melhora nos relacionamentos e lidar com os sentimentos
Os relacionamentos são fundamentais para o bem-estar emocional de uma pessoa. A terapia proporciona um espaço seguro para explorar questões interpessoais, ensinando habilidades de comunicação e empatia. Ao compreender melhor a si mesmo e aos outros, os indivíduos podem estabelecer relações mais saudáveis e fortes, seja no âmbito familiar, amoroso ou profissional.
Situações relacionadas ao luto e às separações, por exemplo, são bastante delicadas, principalmente pelo fato de deixarem marcas emocionais em alguém que vivenciou alguma delas. Perder uma pessoa querida ou se separar de alguém após muitos anos é, geralmente, muito doloroso. No entanto, o processo terapêutico pode ajudar a lidar com essas questões.
Muitas pessoas não conseguem superar esse momento sozinhas. Logo, um profissional terapêutico pode ajudá-las a seguir com suas vidas, as mudanças que virão a surgir, as mágoas que podem aparecer e os demais sentimentos desse período.